Reforce o offload para seu site carregar mais rápido

Hoje vamos explicar o conceito de offload, um elemento importantíssimo para garantir mais rapidez ao seu site. Como o nome em inglês indica, trata-se de “diminuir a carga” do servidor para que o sistema possa operar de maneira mais ágil. Continue conosco e conheça a solução certa para atingir os melhores resultados.

Hoje vamos explicar o conceito de offload, um elemento importantíssimo para garantir mais rapidez ao seu site. Como o nome em inglês indica, trata-se de “diminuir a carga” do servidor para que o sistema possa operar de maneira mais ágil. Continue conosco e conheça a solução certa para atingir os melhores resultados.

O que é offload em computação

Imagine que você está erguendo um muro. Os tijolos ficaram guardados num depósito, então é necessário transportá-los até o canteiro de obras. Qual seria a estratégia mais fácil de realizar a missão?

Você não conseguiria carregar 500 tijolos de uma única vez, e levá-los um a um até o destino demoraria muito tempo. Pois um excelente recurso para otimizar o serviço é o carrinho de mão. Essa ferramenta suporta uma carga bem maior, de modo que o seu esforço será mínimo.

O offload computacional é mais ou menos isso. Em vez de “carregar tijolos” nos próprios ombros, o sistema delega essa incumbência para terceiros.

No caso, os tijolos são os dados. Toda vez que um computador executa uma tarefa, ele usa o poder de processamento para interpretar comandos e entregar as informações certas. Porém, dependendo do caso, o sistema pode se sobrecarregar – da mesma forma que você se cansaria do trabalho braçal.

Pode-se perceber isso quando abrimos vários softwares ao mesmo tempo. Alguns programas apresentam lentidão, ou mesmo travam completamente. É o resultado de um hardware que não consegue dar conta de tantas demandas simultâneas.

A solução está no offload, ou seja, na liberação da carga. É aí que entram os serviços na nuvem, por exemplo. Esses sites fazem o trabalho pesado de armazenar arquivos, editar documentos e processar dados. Assim, você não precisa de um computador superpoderoso (e caro) que rode diversas aplicações concomitantes. Basta um smartphone ou um laptop para trabalhar com qualidade e agilidade.

Offload em servidores na internet

Agora, se você tem um website, também deve se preocupar com o offload. Isso porque o servidor – a máquina que hospeda as páginas – pode chegar ao limite.

Um número grande de visitantes eleva o tráfego de dados. Quando o servidor não comporta a demanda, ele pode travar. O resultado é que seu site se torna lento, instável e até indisponível nos horários de pico. Bem ruim para os negócios, né?

Nesse caso, você tem que investir numa CDN, sigla em inglês para Rede de Distribuição de Conteúdo. Esse sistema replica os arquivos do site em diversos pontos de contato espalhados pelo globo.

Em outras palavras, a CDN reduz a carga de trabalho do servidor original. Isso torna o website mais veloz e estável. E, quanto melhor a empresa responsável pela tarefa, mais resultados você conquista.

A CDN da Verizon chega a atingir 95% de offload nos clientes. Esse é um valor bem mais expressivo que o praticado pela concorrência. Por lá, a taxa de offload beira os 80%.

As vantagens não param por aí. Com números tão bons, você não precisa investir tanto em servidores próprios. Ou seja, a estratégia reduz custos operacionais sem abrir mão da qualidade da entrega.

Quer saber mais sobre os benefícios da CDN Verizon para o seu negócio? Então continue de olho em nosso blog. Até mais!

Comentário(s)