LaaS: Mantenha sua equipe atualizada e competitiva

A qualificação dos colaboradores é um dos diferenciais competitivos numa grande empresa. À medida que o mercado evolui, os profissionais precisam adquirir e desenvolver novas habilidades, muitas das quais não são ensinadas num curso acadêmico. É nesse cenário que desponta o conceito de Learning as a Service (LaaS).

A qualificação dos colaboradores é um dos diferenciais competitivos numa grande empresa. À medida que o mercado evolui, os profissionais precisam adquirir e desenvolver novas habilidades, muitas das quais não são ensinadas num curso acadêmico. É nesse cenário que desponta o conceito de Learning as a Service (LaaS).

O que é LaaS e como o conceito se aplica ao mundo corporativo

LaaS, ou Aprendizado como Serviço, é uma abordagem de educação baseada no ambiente on-line. As companhias utilizam plataformas digitais para oferecer treinamentos, seminários e outras atividades de capacitação às equipes.

Essa estratégia diminui custos. Basta imaginar uma rede varejista com lojas em todos os estados do país, por exemplo. Em vez de se organizar workshops nas 27 capitais para instruir o pessoal, um único evento a distância pode oferecer o mesmo conteúdo.

Claro que a tela de um computador ou celular não substitui o dinamismo de uma sala de aula. Portanto, LaaS prevê a utilização de alternativas, como fóruns de discussão e laboratórios virtuais. Esses espaços colaborativos possibilitam a interação e a troca de experiências entre colegas, garantindo um aprendizado muito mais efetivo.

Outro ponto de destaque é que qualquer pessoa minimamente familiarizada com tecnologias consegue participar. A navegação por plataformas desse tipo costuma ser bastante fácil. E o melhor: todo o material fica disponibilizado na nuvem. Assim, ninguém precisa instalar softwares complicados para começar a qualificação. O equipamento necessário se resume a um dispositivo eletrônico com acesso à internet.

CDN mantém estabilidade de plataformas digitais

No Aprendizado como Serviço, não pode haver limite para a criatividade. É preciso utilizar recursos que despertem a atenção dos alunos e facilitem o ensino a distância.

Muitas vezes, isso significa usar e abusar do audiovisual. Infográficos, lições em vídeo e até mesas redondas transmitidas ao vivo contribuem na assimilação da matéria. Porém, com tantos arquivos pesados, o website corre o risco de sobrecarga. O servidor não dá conta de muitos acessos simultâneos, o que gera lentidão e instabilidade.

Bem, nenhum usuário consegue avançar no curso quando a videoaula trava, né? Portanto, se sua empresa quer investir em LaaS, também necessita dos serviços de uma CDN.

A Content Delivery Network, ou Rede de Distribuição de Conteúdo, é uma solução para desafogar o servidor original. Ela cria cópias dos arquivos de um site e as espalha por diversos pontos de presença ao redor do globo. Então, quando alguém acessa a URL, o sinal é direcionado ao local mais próximo.

Com o apoio da CDN Verizon, sua plataforma de E-Learning responde a qualquer demanda. O serviço permanece on-line até mesmo nos horários de pico, quando vários estudantes estão conectados ao mesmo tempo.

E ainda há ferramentas exclusivas. O Adaptive Deliver corta, adapta e otimiza imagens para melhorar a responsividade do site. Já o Load Balancer distribui o volume de tráfego de maneira inteligente entre nossos mais de 150 superservidores.

Quer saber mais? Confira este artigo que tira 5 dúvidas sobre CDN. Fique à vontade, também, para conhecer nossos planos. A Verizon tem soluções para empresas de qualquer tamanho. Aproveite!

Comentário(s)