Invista numa CDN para aumentar a segurança de seu site

Invista numa CDN para aumentar a segurança de seu site

A Rede de Distribuição de Conteúdo melhora o desempenho de seu site, pois diminui o tempo de transferência de dados. Assim, as páginas carregam rapidamente. Mas esse sistema também oferece outra vantagem. A CDN reforça a segurança contra ataques cibernéticos. Quer saber como? Acompanhe o post de hoje e entenda.

DDoS: ameaça cada vez mais comum

Desde que a informática se popularizou no mundo, os usuários convivem com ameaças. Primeiro eram os vírus de computador em disquetes infectados. Depois, surgiu a internet e os programas maliciosos migraram para lá, em sites obscuros ou anexos de e-mails.

Existem diversos tipos de malwares. Muitos deles são usados para o roubo de informações pessoais, como senhas bancárias e número do cartão de crédito. Só que os criminosos virtuais nem sempre se valem dessas estratégias.

Um exemplo mais sofisticado, ainda que relativamente simples de pôr em execução, são os ataques de negação de serviço. Conhecidos pela sigla DDoS (Distributed Denial of Service), eles requerem pouco conhecimento técnico. Basta contratar uma rede de bots (“robôs” digitais) para realizar o serviço.

O que o DDoS faz é direcionar uma quantidade absurda de tráfego para um único website, sobrecarregando o servidor. Como consequência, a velocidade cai de forma vertiginosa. O endereço eletrônico, muitas vezes, fica indisponível.

Não bastasse o prejuízo econômico, já que site fora do ar faz o público procurar a concorrência, surgem problemas de segurança. Alguns criminosos “sequestram” a URL e inclusive solicitam resgate, que deve ser pago em criptomoedas.

Portanto, você deve encontrar uma solução para frear esse tipo de ataque. Conte com uma CDN para proteger o ambiente digital.

Como a CDN reforça a segurança de um site

A própria arquitetura de uma rede de distribuição de conteúdo já resguarda o site de possíveis instabilidades. Os arquivos são armazenados em diversos pontos de presença, e não somente num único servidor. Desse modo, o material permanece on-line mesmo quando um dos locais está indisponível.

A CDN também é preparada para identificar, analisar e absorver quantidades anormais de tráfego. Isso pode ocorrer em bons momentos, é verdade. Talvez um post do blog tenha viralizado nas redes sociais, ou então a clientela aproveitou a Black Friday e visitou em peso o e-commerce.

No entanto, é igualmente comum que grandes picos na rede signifiquem um ataque do tipo DDoS. Nesses casos, a estrutura deve estar preparada para mitigar o impacto e garantir uma boa experiência de navegação aos visitantes.

Cada ponto de presença da CDN lida com uma parte dos pedidos de acesso. Se a movimentação for suspeita, o sistema bloqueia as solicitações, prevenindo estragos. Logo, apenas usuários legítimos conseguem estabelecer contato com os servidores, de modo que o site se mantenha on-line com rapidez e estabilidade.

Viu só como uma rede de distribuição de conteúdo pode trazer benefícios ao seu negócio? Isso que nem falamos das outras vantagens, como performance acelerada e custos reduzidos.

Se você gostou do post de hoje e quer saber mais sobre CDN, não deixe de acompanhar nosso blog. Sempre trazemos novidades para quem quer otimizar recursos e atingir melhores resultados. Até a próxima!

Comentário(s)