CDN melhora o desempenho de sua loja virtual

Quem tem comércio sempre procura meios para conquistar mais clientela. Abrir um e-commerce ajuda a expandir território no mercado, já que não existem fronteiras para chegar ao público. Porém, você deve se preparar para os desafios das vendas on-line. E o desempenho da loja virtual depende, muitas vezes, da tecnologia por trás do site.

Ninguém precisa ser expert em TI para alcançar bons resultados. Basta encontrar o serviço adequado às próprias necessidades. A seguir, entenda como uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) contribui para o seu negócio.

Rapidez no carregamento aumenta o desempenho da loja virtual

Tente imaginar o que caracteriza um e-commerce de qualidade. Certamente, o apelo visual entrará na sua lista. Como o consumidor não consegue manusear a mercadoria à venda, ele precisa de mais informações. Isso inclui imagens em alta resolução e, se for o caso, vídeos demonstrativos dos produtos.

Acontece que o material multimídia torna o site mais pesado. Quanto mais completo for o catálogo digital, maior será a transferência de dados necessária para visualizar o conteúdo.

Se o servidor não aguentar a demanda, a navegação pode ficar mais lenta e instável. Algumas páginas vão demorar para abrir, ou simplesmente ficar indisponíveis. Aí a clientela foge para a concorrência.

A lentidão também afeta o ranqueamento nos resultados de busca do Google. Quando um cliente em potencial pesquisa por “roupas de ginástica” ou “máquina de lavar louça”, a ferramenta dá prioridade aos sites que carregam mais rápido. Ou seja, você precisa garantir que a loja virtual esteja operante.

E-commerce deve estar protegido de ataques virtuais

O vazamento de informações pessoais dos consumidores é outro problema para um e-commerce. Dados sensíveis, como CPF e número do cartão de crédito, podem ser usados em fraudes. É por isso que esses ambientes digitais costumam passar por  ataques virtuais frequentemente.

Além dos transtornos financeiros que uma brecha de segurança causa, a reputação da marca fica manchada. O público deixa de confiar na loja virtual e não compra mais lá.

Portanto, seu site deve transmitir não só agilidade, mas também proteção. A boa performance de uma loja virtual depende diretamente da capacidade de resguardar os dados pessoais dos usuários.

CDN é solução para uma loja virtual rápida e segura

Agora vem a boa notícia. Existe uma tecnologia capaz de oferecer estabilidade, velocidade e segurança para seu e-commerce de uma só vez. Estamos falando da rede de distribuição de conteúdo, ou CDN (na sigla em inglês para Content Delivery Network).

Essa estrutura cria cópias do website e as distribui por diversos pontos geográficos. Quando um usuário acessa a página, o dispositivo se conecta com o local mais próximo em vez de ir direto ao servidor de origem. Isso evita sobrecargas e diminui o tempo de transferência de dados.

O resultado é que a loja permanece no ar a qualquer hora, mesmo em períodos de pico de acesso, como datas comemorativas, queimas de estoque e Black Friday. E o site carrega rapidinho.

Não bastasse essa vantagem, seu servidor não fica diretamente exposto para toda internet, mas protegido pela CDN à sua frente. Com isso a “superfície de ataque” fica muito reduzida, limitando enormemente a ação dos criminosos, responsáveis pelo roubo de informações. Ou seja: os dados pessoais dos clientes  continuam a salvo.

A infraestrutura robusta da CDN também impede que ataques tipo DoS – Denial of Service ou DDoS – Distributed Denial of Service cheguem ao seu servidor, que de outra forma deixariam seu servidor indisponível.

Quer saber mais sobre os benefícios de uma CDN para sua empresa? Então fique de olho nas novidades do nosso blog.

Comentário(s)