CDN ajuda na redução dos custos do site

CDN ajuda na redução dos custos do site

Se você deseja expandir o alcance de sua empresa, mas as limitações financeiras freiam qualquer investimento, o jeito é reduzir custos operacionais. Trata-se da matemática básica para garantir a sustentabilidade do negócio.

No que diz respeito à presença on-line de sua marca, uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), acelera a velocidade dos sites e ajuda significativamente na. Continue conosco e veja como essa tecnologia contribui para melhorar o desempenho do site sem encarecer as despesas.

Presença on-line X redução de custos

A maioria dos empreendimentos  crescem, devido a estratégia digital. Estar na internet, significa atingir o público independentemente de onde esteja, seja no Norte, Sul, Leste ou Oeste do Brasil ou até mesmo fora. Basta acessar umo site, que logo terá à disposição o serviço ou produto que poderá ser adquirido através de um .e-commerce.

O grande desafio é manter-se 100% on-line, independente do volume de solicitações que possam vir a surgir naquele exato momento ou durante o dia. Quanto maior o volume de dados, maior será a necessidade de utilizar + capacidade computacional para atender a demanda, gerando custos adicionais não previstos.

Naturalmente, a instabilidade prejudica os negócios. Sites fora do ar perdem a credibilidade e afugentam a clientela, gerando oportunidade para a concorrência.

Como resolver de forma diferente a tradicional?

Primeiramente, a solução tradicional seria adquirir servidores mais potentes, com capacidade suficiente para suprir a demanda. Isso significa adquirir + infraestrutura, que utilizará + energia e + espaço físico, gerando + CAPEX e + OPEX

Além disso, muitas empresas procuram por soluções fora do Brasil, que de fato, são mais competitivas financeiramente, porém, há a questão geográfica que gera aumento da latência e, lentidão no carregamento das páginas.

Como a CDN ajuda a reduzir os custos

CDN é uma sigla inglesa, criada na década de 90, para Rede de Distribuição de Conteúdo. Esse serviço armazena, acelera, protege e distribue o conteúdo dos sites através dos vários  pontos de presença estrategicamente posicionados ao redor do globo.

Quando o usuário digita a URL (endereço de internet), a rede busca o ponto de contato geograficamente mais próximo. Logo, os dados não precisam mais viajar até o servidor de origem.

Isso traz algumas vantagens:

  • Redução da latência, tornando o tempo de resposta do site muito mais ágil
  • Maior segurança, pois a plataforma já oferece DDoS
  • Armazenamento das informações nos servidores locais (Cache)

E onde entra a redução de custos? Bem, é possível contratar uma CDN conforme a necessidade do seu negócio.

Digamos que você precise garantir 50 mil acessos ao mesmo tempo. Não faz sentido investir numa infraestrutura para atender este volume temporariamente, correto? Seria um aporte financeiro bastante elevado que demoraria muito tempo para obter o retorno (ROI) Qual empresa em plena expansão investiria esse dinheiro, sabendo que existe alternativas mais baratas e/ou até melhores para atender esta necessidade?

Com a contratação de um serviço de CDN, esse problema não acontece. Você mantém uma estrutura enxuta a custos mínimos. Então, no dia em que sua marca atingir um público maior e precisar lidar com um volume de tráfego mais elevado, basta readequar o pacote de serviços.

A Verizon possui a CDN mais rápida com os valores mais competitivos do mercado. Quer saber mais? Então continue de olho nas novidades do nosso blog.

Comentário(s)