5 formas de utilizar CDN na sua empresa

5 formas de utilizar CDN na sua empresa

Existem muitas formas de usar a CDN para melhorar o desempenho de um site. A rede de distribuição de conteúdo diminui a carga do servidor principal, o que afeta positivamente a experiência do usuário.

Porém, não é só isso. A tecnologia também traz vantagens para a segurança de dados e pode, até mesmo, garantir mais visibilidade para a sua marca. Quer saber como? Então acompanhe o post de hoje.

Por que utilizar CDN na sua empresa

Abaixo, elencamos cinco objetivos de negócio comuns à maioria dos websites. Pode ser que alguns deles sejam mais importantes que outros, dependendo do momento que a sua empresa vive. De qualquer modo, uma CDN colabora para torná-los realidade.

  1. Diminuir a latência

A latência é sinônimo de atraso. É uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de uma origem ao seu destino. De forma simplificada, refere-se ao tempo que  uma solicitação leva para acessar um site, até que receba a resposta. Quanto mais rápida for essa resposta, melhor será a experiência de navegação. Isso porque 3 ou 4 segundos de espera, sejam mais do que suficientes para uma desistência no acesso e uma busca.

Logo, quando um usuário digita a URL (endereço do site), a rede identifica o ponto de presença (POP) mais próximo e neste local, as informações são enviadas ao solicitando. Resultado: o tempo de espera é reduzido.

  1. Aumentar a estabilidade

Outra forma de usar a CDN em benefício dos negócios é garantir que o site esteja sempre no ar. Isso vale para todas as empresas que acessam a internet, principalmente os segmentos: e-commerce, educacional (EAD), mídia (TVs, Radios, Entretenimento, etc.) e financeiro. Uma instabilidade no servidor pode derrubar a homepage. O fenômeno pode ocorrer durante picos de acesso ou através de ataques (Cyber Segurança).

Com a rede de distribuição de conteúdo, divide-se a demanda entre todos os pontos de presença. Dessa forma, não há sobrecarga no servidor principal e o site permanece disponível em qualquer ocasião, com toda camada de segurança (DDoS e WAF)..

  1. Melhorar o SEO

Muitas estratégias de Marketing Digital envolvem a otimização para motores de busca, conhecida pela sigla em inglês SEO. Tratam-se de técnicas para dar visibilidade à marca no Google ou no Bing, sempre que um usuário procura por determinado assunto.

Quando a pessoa digita “pet shop em Perdizes”, recebe uma lista de dezenas de estabelecimentos do tipo. No entanto, apenas os links no topo da tela ganham destaque.

Os algoritmos levam em conta não somente a relevância da página, mas também aspectos técnicos. Links com baixa latência e alta estabilidade têm mais credibilidade, então sobem no ranking. Ou seja, a CDN ajuda a melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca.

  1. Reforçar a segurança

Essa é uma maneira menos conhecida de aproveitar os benefícios da CDN. A rede distribuída pode filtrar ataques do tipo DDoS.

Com o aumento significativo do volume de dados na web, os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), são cada vez mais necessários.

Um ataque DDoS visa tornar um servidor, serviço ou infraestrutura indisponível. O ataque pode assumir várias formas: uma sobrecarga da largura de banda do servidor para o tornar indisponível ou um esgotamento dos recursos de sistema da máquina, impedindo-a de responder ao tráfego legítimo.

No momento de um ataque DDoS, é enviada uma série de pedidos ao mesmo tempo a partir de vários pontos da web. A intensidade deste “fogo cruzado” torna o serviço instável, e, no pior dos casos, indisponível.

Para combater esses ataques, o DDoS da CDN diferencia o tráfego real da movimentação suspeita. Dessa forma, a plataforma bloqueia os possíveis suspeitos e entrega apenas o tráfego limpo para os clientes.

  1. Reduzir os custos

Não bastasse acelerar a velocidade, melhorar o desempenho e garantir a segurança, a CDN também ajuda na redução dos custos operacionais. Sua empresa não precisa investir em servidores superpotentes ou infraestruturas relevantes, pois a estrutura da nossa CDN já utiliza a camada Serverless, ou seja, você poderá crescer de acordo com a sua demanda.

Em suma, você mantém uma estrutura enxuta e, ainda assim, atinge resultados surpreendentes. Quer saber mais? Então continue acompanhando nosso blog e descubra outras vantagens da CDN para o seu empreendimento.

Comentário(s)